. DÓNDE SE ESTÁ HACIENDO LA ACTIVIDAD?
. ONDE SE ESTÁ PRODUZINDO A ATIVIDADE?
. WHERE IS THIS ACTIVITY BEING DONE?
A atividade acontece com a EMEI Ângelo Martino (São Paulo, Brasil)
Corrida Amiga, fundamentada no conceito de microrrevoluções urbanas, nasceu em 2014 quando a fundadora da Corrida Amiga, Silvia Stuchi Cruz, retornando ao Brasil após residir um ano na Europa, sentiu a urgência e a necessidade não apenas de utilizar os pés como meio de locomoção, mas também de inspirar este meio de transporte como alternativa a quem convive com os entraves cotidianos da mobilidade urbana.
A Corrida Amiga vem se espalhando pelo território nacional, mobilizando mais de MIL pessoas em 15 cidades diferentes do Brasil. Em 2015, nos internacionalizamos e consolidamos a iniciativa na Austrália.
Desde 2016, caminhamos juntos à ONG Cidade Ativa, desenvolvendo o projeto Como Anda com apoio do Instituto Clima e Sociedade incidindo diretamente no cenário de atuação em mobilidade a pé no Brasil.
A fim de cativar para o transporte a pé um público diverso e cada vez mais amplo, em 2017 consolidamos os Bondes a Pé para promover o transporte a pé em eventos, a Foquinha (Formação Corrida Amiga para Crianças) como meio de levar o universo da mobilidade a pé e os Bondes Culturais a Pé em parceria com a ONG Canto Cidadão, uma incrível fusão da arte com o transporte ativo por meio dos pés.
BONDES A PÉ
Corrida Amiga está realizando Bondes a Pé com 30 crianças da EMEI Ângelo Martino, localizada no bairro da Bela Vista (São Paulo).
Durante os trajetos, além da prática da atividade física, a ação buscará, de modo lúdico, estimular o olhar das crianças para a mobilidade a pé, e ainda para a noção de acessibilidade e apropriação do espaço público a partir do uso dos próprios pés!
Em um dos percursos, começaram a usar a ferramenta Bitácora de Passeio, uma espécie de diário de bordo criado pelo arquiteto e urbanista mexicano Aldo González Barrera. Em uma folha de papel, as crianças reconhecem vários elementos no espaço público, como texturas, vegetação, nomes de ruas. O trabalho foi ótimo para eles se soltarem e caminharem um pouco ao redor da escola, algo incomum na rotina de lá, e o que os motivou a participarem da próxima atividade.
Agradecemos em especial: profa Elizangela Procopio pela confiança, carinho e parceria; equipe de voluntariado: Bibiana Tini, Fábio Silva Barros, Janayne da Cunha, Mity Hori, e Silvia Stuchi.
Artigos da Corrida Amiga no site Mobilize:
De 'bonde a pé', crianças visitam mostra de fotos no metrô de SP
Bonde a pé vai levar 30 crianças do Bixiga à estação Paraíso do Metrô
(Fotos da Corrida Amiga)