
“Cidades e crianças. O uso cotidiano do espaço público”_São Paulo (Brasil)
2017
Autores:
Monique Santana Alves (Dissertação apresentada para obtenção do título de Especialista em Planejamento e Gestão de Cidades - PECE POLI)
Orientadora: Profa. Msc. Maria Teresa Diniz dos Santos Maziero
Título: “Cidades e crianças. O uso cotidiano do espaço público”
Data: 2017
Entidade: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP
O que se desejou investigar foram às mudanças nos usos dos espaços públicos nas últimas décadas que afetaram a autonomia das crianças nas cidades, assim como a visão de violência e a influência da mídia nos medos coletivos. Procurou-se entender os motivos que levam as crianças a deixar de brincar tradicionalmente e os malefícios a sua saúde. Considerou-se pesquisas nacionais e internacionais a fim de comparar os fatos que colaboram para que as crianças não desfrutem dos espaços públicos com qualidade.
Pretendeu-se examinar as principais leis que visam à criação de políticas públicas voltadas às crianças, desde a esfera mundial, aproximando-se ao estudo de caso da cidade de Guarulhos, na grande São Paulo.
Esta pesquisa apresenta sugestões, possíveis de serem aplicadas em qualquer cidade brasileira, para que elas sejam mais adequadas ao desenvolvimento integral de suas crianças.
Foto: Marcelo Cruz